‣ CREATIVE SITE: Desenvolvimento de Sites | Lojas Virtuais | Sistemas Web | Hospedagem de Sites - SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Buscar Notícias:
Publicado: 06/03/2017 às 06:00:03
Dom Vilson abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Limeira
Dom Vilson abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Limeira
O evento, que aconteceu na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, contou com a presença de padres, diáconos, autoridades civis e a imprensa. Entre os presentes estavam: o Vigário Geral da diocese de Limeira - Pe. Vladimir Hergert, o Assessor de Campanhas da diocese – Pe, Luis Fabiano Canatta, o Cura e pároco da catedral – Pe. Bendito Tadeu Rosa, o prefeito da cidade de Limeira – Marion Botion e o Presidente da Câmara Municipal de Limeira – José Roberto Bernardo.

Padre Luis Fabiano Canatta acolheu a todos os presentes e destacou em sua fala o importante tema da Campanha da Fraternidade deste ano: FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA e o lema, inspirado no texto do livro do Gênesis 2,15: “CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO”. Ainda, pe. Luis Fabiano lembrou da necessidade de uma conscientização das pessoas em suas ações e no relacionamento com o meio ambiente para “restaurar aquilo que se já se perdeu em nossos ecossistemas, inseridos nos vários biomas do nosso país”. 

Pe. Vladimir Hergert também destacou a responsabilidade que cada cidadão deve ter, principalmente com “um olhar no âmbito pessoal, com atitudes conscientes nas residências, no trabalho, no dia a dia, colaborando assim para reverter o quadro dos males causados ao meio ambiente pelo cidadão”.

Dom Vilson fez uma síntese do tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Chamou a atenção de todos para os problemas dos biomas brasileiros, principalmente com a ação do Homem, destacando também a importância dos biomas para a vida no planeta e particularmente para o povo brasileiro, citando os seis biomas do Brasil: Mata Atlântica, Mata Amazônica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e o Pampa. 

Em sua fala, dom Vilson destacou que deve haver um reconhecimento dos valores que cada cidadão tem no contexto de um bioma. “Que cada um de nós possamos conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver, reforçando o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o território brasileiro, é nosso dever”, disse.


Dom Vilson também destacou que o agir da campanha está em sintonia com a Doutrina Social da Igreja, principalmente com a carta encíclica Laudato Si’ e com a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, e lembrou que o Papa Francisco, em sua carta encíclica Laudato Si’ nos propõe uma ecologia integral, que entrelaça todas as dimensões do ser humano com a natureza. “O Papa nos diz que:  <<A cultura ecológica deveria ser um olhar diferente, um pensamento, uma política, um programa educativo, um estilo de vida e uma espiritualidade que oponham resistência ao avanço do paradigma tecnocrático (...) Todavia, é possível voltar a ampliar o olhar, e a liberdade humana é capaz de limitar a técnica, orientá-la e colocá-la a serviço de outro tipo de progresso, mais saudável, mais humano, mais social, mais integra>>, falou.

O gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2017 se expressará na Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece, dia 9 de abril, no Domingo de Ramos. Um sinal real de amor, partilha e solidariedade.
Fonte: Diocese de Limeira
Notícias Recentes
Dom Vilson abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Limeira
Página anterior
Cordero Virtual - Notícias do Brasil e do Mundo - 2001-2017
Não temos nenhuma responsabilidade por qualquer conteúdo publicado neste site nas quais são citadas as fontes ou assinados.
Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem a devida autorização.
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais