‣ CREATIVE SITE: Desenvolvimento de Sites | Lojas Virtuais | Sistemas Web | Hospedagem de Sites - SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Buscar Notícias:
Dr. Maikon Rios Barbosa
Coluna: Direito em Foco
Publicado: 05/12/2014 às 09:14:12
Empréstimo para aposentados e pensionistas
No dia 29 de agosto deste ano, foi publicado no Diário Oficial da União, a ampliação do prazo máximo de pagamento de empréstimo consignado (aqueles que são descontados diretamente na folha de pagamento do beneficio). O número limite de prestações mensais para pagamento de empréstimo pessoal subiu de 60 (cinco anos), para 72 (seis anos). 

Entretanto, significativo o aposentado ou pensionista ficar atento, quanto maiores forem os números de parcelas, maior será o valor a ser pago no total do empréstimo. Outro ponto de relevante importância também é com relação ao limite da cota a ser descontada do beneficio, pois, somente poderá ser abatido 30% do valor total do beneficio.

Esta modalidade de empréstimo é muito atrativa, pois os juros são mais baixos em relação à outras modalidades de empréstimos, como por exemplo o cheque especial e o CDC (crédito direto ao consumidor).

Embora seja determinado o desconto máximo do crédito na proporção de 30% do beneficio mensal, é comum os casos de parcelas maiores ou de acúmulo de dois ou mais empréstimos do gênero que superam esta porcentagem, isto fatalmente prejudica o aposentado/pensionista, que poderá ficar meses recebendo quantias insuficientes para arcar com despesas básicas, como aluguel, telefone, remédios, plano de saúde entre outros custos, ou até ficar sem renda, já que as prestações são descontadas direto na folha. 

Pessoas que recebem pensões ou aposentadorias e constatem que o empréstimo realizado está suprindo mais do que o permitido, deve entrar em contato com o banco para normalizar a situação. Lembrando que a liberação do empréstimo, deverá ser feita mediante autorização expressa (escrita) do beneficiário, sendo que, caso seja constatado qualquer empréstimo não autorizado, o beneficiário deve procurar imediatamente o INSS requerendo o cancelamento da consignação em folha.
Últimos Artigos
Empréstimo para aposentados e pensionistas
Página anterior
Cordero Virtual - Notícias do Brasil e do Mundo - 2001-2017
Não temos nenhuma responsabilidade por qualquer conteúdo publicado neste site nas quais são citadas as fontes ou assinados.
Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem a devida autorização.
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais