‣ CREATIVE SITE: Desenvolvimento de Sites | Lojas Virtuais | Sistemas Web | Hospedagem de Sites - SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Buscar Notícias:
Denian Martins
Coluna: Lugar de Paz
Publicado: 04/11/2014 às 09:13:35
Quase 500 anos de Reforma Protestante
No dia 31 de Outubro de 1517, o ainda monge Martinho Lutero afixou na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, 95 teses que iam contra os dogmas da Igreja Católica e contra o Papa. A prática, que era comum na época, serviria para que as teses fossem discutidas, para que a igreja pudesse passar por uma “reforma” teológica de ideais.

Em apenas um mês, as 95 teses haviam sido traduzidas para outros idiomas e publicadas, sendo que toda a Europa já tinha acesso a elas. A prática, que não foi bem vista aos olhos do Vaticano, resultou na excomunhão de Lutero em janeiro de 1521 e no movimento de Contra Reforma da Igreja Romana.

As 95 teses de Lutero, que foram baseadas em seus estudos pessoais da Bíblia, e tinham 5 bases, 5 solas:

Sola file (somente a fé): somos justificados através da fé, pois nada que fizermos de bom será o suficiente para nos justificar. Nossas obras são fruto da nossa justificação, mas não servem para nossa justiça; nossa fé sim, assim como Abraão que creu “e imputou-lhe isto por justiça.” (Gênesis 15:6)

Sola scriptura (somente a Escritura): a Bíblia é toda inscrita por “os homens santos de Deus” que falaram “inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21). Portanto, ela deve ser a única base para nossa prática de fé, pois nela está aquilo que o Senhor revelou aos homens.

Solus Christus (Somente Cristo): somente e apenas Cristo é o mediador entre Deus e os homens. Nosso acesso ao trono do Pai se dá somente graças ao sacrifício de Cristo Jesus por nós, que é o único Caminho, a única Verdade e Vida. Somente pelo nome de Jesus somos salvos, e “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12).

Sola gratia (somente a graça): a salvação dos homens é pela graça de Deus, ou seja, nenhum homem, seja quem for, é merecedor, mas Deus gratuitamente oferece a salvação para todo aquele que crer em seu nome. Ou seja, “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8-9)

Soli Deo gloria (glória somente a Deus): o Deus que nos oferece a salvação pela graça, nos justifica pela fé em Cristo Jesus e gera essa fé em nossos corações pelo Espírito Santo, esse Deus merece toda a glória. Nenhum homem ou qualquer outra coisa deve tomar o lugar e a glória de Deus em nossas vidas.

“Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.” Salmos 68:19
Últimos Artigos
Quase 500 anos de Reforma Protestante
Página anterior
Cordero Virtual - Notícias do Brasil e do Mundo - 2001-2017
Não temos nenhuma responsabilidade por qualquer conteúdo publicado neste site nas quais são citadas as fontes ou assinados.
Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem a devida autorização.
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais